lx_risk
Projecto
Caracterização da Região
Movimentos de Massa
Sismos
Tsunamis
Análise de Risco
Conferência
Modelo 3D do estuário do Tejo Caracterização de eventos holocénicos de alta energia no estuário do Tejo Cenários de Tsunami em Lisboa Simulação hidrodinâmica de Run-up em Lisboa Cartas de Vulnerabilidade ao Risco de Tsunami

Cenários de Tsunami em Lisboa

Objectivo:

Análise geomorfológica preliminar da zona ribeirinha de Lisboa e do estuário do Tejo, desde a sua entrada até à zona de Cabo Ruivo em termos de potencial de inundação catastrófica.

Descrição:

A primeira zonação do litoral em termos de risco de inundação será realizada a partir da análise do modelo digital de terreno produzido pelo Instituto Geográfico de Exército (IGeoE). Se bem que a resolução horizontal dos dados do Instituto Geográfico do Exército possa ser considerada razoável para um trabalho deste tipo (e.g. 10 m), a resolução vertical da série M888 (RMS 2.2 m) é reduzida para o objectivo pretendido. Propõe-se assim que as entidades nacionais gestoras do litoral (INAG) e as autarquias dêem acesso a informação topográfica 3D de escala 1:1000, 1:2000 ou 1:5000, de modo a ser realizada uma compilação de precisão vertical elevada.

Relatório completo brevemente disponível