lx_risk
Projecto
Caracterização da Região
Movimentos de Massa
Sismos
Tsunamis
Análise de Risco
Conferência
Modelo 3D do estuário do Tejo Caracterização de eventos holocénicos de alta energia no estuário do Tejo Cenários de Tsunami em Lisboa Simulação hidrodinâmica de Run-up em Lisboa Cartas de Vulnerabilidade ao Risco de Tsunami

Simulação hidrodinâmica de Run-up em Lisboa

Objectivo:

Elaboração da cartografia da Altura Máxima de Onda e de Risco de Inundação.

Descrição:

O conhecimento científico actual sobre as áreas sismogénicas mais importantes para a zona oeste e sudoeste Ibérica tem progredido de forma significativa nos últimos anos como resultado dos projectos de investigação desenvolvidos no quadro nacional e comunitário. De entre as iniciativas mais importantes devemos salientar o projecto MATESPRO (PI L A Mendes Victor), BIGSETS (PI N Zitellini); estando actualmente em curso os projectos NEAREST, (PI em Portugal: Maria Ana Baptista); TRANSFER, EU (PI em Portugal J M Miranda). A identificação das regiões sismogenéticas e a sua caracterização será apresentada, na sequência da avaliação em curso no projecto TRANSFER.

No caso da zona ribeirinha da cidade de Lisboa e em todo o estuário do Tejo devem considerar-se dois tipos de cenário: "fonte distante" e "fonte próxima". O cenário de fonte distante na aproximação MYCT (most yet credible tsunami) ou seja "cenário credivel mais desfavoravel" corresponde a um evento semelhante ao de 1 de Novembro de 1755. O cenário de fonte próxima na aproximação MYCT ou seja "cenário credivel mais desfavoravel" corresponde a um evento semelhante ao de 26 de Janeiro de 1531.

Relatório completo brevemente Disponível